Lista de livros

Lista de livros para escrever melhor – Parte II – dicas de livros para desenvolver seu livro

Novamente trouxe uma lista incrível de títulos essenciais para escrever bem, selecionei com atenção cada obra. São sugestões de livros que eu gosto muito e que me ajudam a melhorar na escrita, pois são obras de grandes autores.

São livros que ajudam a começar e a desenvolver a sua história; sair da procrastinação; livros que ajudam a aprofundar, por exemplo, os personagens, as tramas etc.; livros para encontrar seu estilo de escrita; livros sobre o caminho dos próprios autores, e isso nos inspira.

Você pode conferir a Parte I clicando aqui.

Então vamos lá!

 

Esse livro, por muito tempo, estava esgotado e a gente só encontrava caríssimo em sebos, mas esse ano a editora Sextante trouxe de volta, para a nossa alegria!

Amazon: Livro

Sinopse:

Se o seu sonho é tornar-se escritor, preste atenção ao que Anne Lamott tem a lhe ensinar. Ela pode ajudá-lo a despertar a paixão pela escrita, dar vazão à sua criatividade e encontrar a sua voz.

Neste livro, que se tornou um clássico sobre o assunto, Anne dá dicas preciosas que incentivam qualquer pessoa que queira percorrer esse caminho a seguir em frente e não desistir.

Escrever é, por natureza, uma atividade pessoal e solitária. O que Anne faz neste livro é compartilhar exemplos e casos que explicam como ela lida com as tribulações do dia a dia – como a falta de confiança em si mesma, o bloqueio criativo e a inveja profissional –, ao mesmo tempo que discute os elementos básicos da escrita.

Ela nos orienta a começar com pequenas tarefas, garante que até mesmo os autores consagrados partem de primeiros esboços ruins e nos ensina que o perfeccionismo é o maior inimigo de qualquer escritor.

Palavra por palavra acaba com a fantasia de que a publicação irá solucionar todos os problemas de sua vida e defende que a escrita em si será sua maior recompensa.

Com gentileza e bom humor, Anne seduz o leitor e lembra aos iniciantes por que eles estão escrevendo – para dizer a verdade, viver de acordo com seu coração e compartilhar seu dom com os demais.

Compre na Amazon

 

Amazon: Livro

Sinopse:

 

Amazon: Livro

Sinopse:

Quem quer ser escritor, seja de literatura, seja de textos teóricos, precisa de algo mais do que “macetes” de redação. Carlos Nougué, colaborador de importantes dicionários e premiado tradutor, tem concentrado esforços em reposicionar a Gramática como (em vez de uma disciplina com leis arbitrárias a serem decoradas) uma arte liberal, integrante da formação humana e de nosso ingresso na tradição clássica. Isso significa explicitar sua fundamentação lógica e, no mesmo ato, recuperar sua finalidade: garantir uma comunicação cuja eficácia sobreviva às contingências do tempo. Na Suma Gramatical, as bases teóricas desse reposicionamento foram expostas com detalhe. Em A Arte de Escrever Bem na Língua Portuguesa, a iniciativa se volta inteiramente a seu objetivo prático. Aqui são fornecidos meios para uma escrita que, justamente por se deter e não se apressar no exercício da Gramática, tem sucesso em uni-la a outras artes, como a Retórica; e em não a privar do que, para elas e para tudo, deve ser o fim – a Sabedoria.

 

Amazon: Livro
Sinopse:
Este livro é um manifesto literário que se define como um grito de dor contra a fome, a miséria, o racismo, a discriminação e o preconceito de toda ordem, unindo a um só tempo a técnica e a expressão literária popular. É também uma proposta pedagógica destinada a levar a rua para dentro da sala de aula através de obras de Jorge Amado, Graciliano Ramos, Marcelino Freire, Itamar Vieira Júnior, Jeferson Tenório, Sidney Rocha, Ney Anderson, Lima Barreto, Nivaldo Tenório, Cícero Belmar… escritores rebeldes em permanente confronto com a agressiva e violenta realidade brasileira. Sugerem-se assim a leitura de contos, como “Muribeca”, de Marcelino Freire, de romances de Jorge Amado e outros autores, e possíveis atividades a serem trabalhadas a partir desses textos, como, por exemplo, a improvisação do rap, do slam ou do duelo de violeiros, que podem ser adaptados, em seguida, para teatro e dança… O autor analisa as técnicas de escrita de Vida secas, de Graciliano, e Suor, de Jorge Amado, revelando ao leitor aproximações e diferenças, fazendo também uma breve reflexão sobre o movimento armorial. Escrever exige leitura, paciência, humildade e estudo. É preciso conhecer as técnicas e os movimentos internos do texto, sem eliminar, de forma alguma, a intuição. Consciente de tudo isso é que o autor investe no campo do aprendizado com a clareza de quem já escreveu e publicou dezenas de livros de ficção.

Compre na Amazon

 

Amazon: Livro
Sinopse:

Após décadas ministrando oficinas literárias, Noemi Jaffe decidiu sintetizar seus ensinamentos em sete princípios fundamentais. Voltado a escritores iniciantes ou experientes, Escrita em movimento não é um mero manual, mas uma jornada pela exploração e pelo desenvolvimento da voz literária única de cada artista através da conscientização dos próprios processos.

Desde que as oficinas literárias surgiram, debate-se uma questão central: é possível aprender a produzir ficção, da mesma maneira como se estuda outros ofícios? Se existe uma forma de transmitir esse conhecimento, não é com regras e truques de manual, e sim pensando a escrita de modo aberto e livre, através de preceitos norteadores que perpassam a linguagem. E é essa a proposta deste livro, uma reflexão sobre o próprio processo de escrever ― da escolha cuidadosa das palavras à intenção por trás de cada texto, da busca pela originalidade ao mergulho corajoso na experimentação literária.

Sintetizando a vasta experiência de Noemi Jaffe em sala de aula, Escrita em movimento traz também entrevistas com diferentes autores de destaque, como Beatriz Bracher, Milton Hatoum, Eliana Alves Cruz, entre outros, para oferecer variados pontos de vista a respeito dos princípios que estruturam o texto e que integram a caixa de ferramentas de todo artista da palavra, proporcionando um panorama amplo da escrita contemporânea, que recusa todos os rótulos.

Compre na Amazon

 

Amazon: Livro
Sinopse:
O que é um livro?

Pode ser apenas um bloco de papel envolvido por uma capa ― ou, como disse Borges, “um cubo de papel e couro”. Pode, igualmente, ser um agrupamento de palavras, uma cornucópia de informações, uma fonte de formação pessoal…

No entanto, todos já tivemos a vida revolucionada por um livro. A força deste objeto, portanto, vai muito além daquilo que vemos: repousa em algo impalpável, quase mágico, que molda personalidades, toca almas, muda civilizações, altera o rumo dos acontecimentos. Basta que haja um leitor de coração aberto.

E este é precisamente o tipo de leitor que José Roberto de Castro Neves é. Por isso mesmo, foi capaz de escrever estas páginas encantadoras, que são sobretudo um tributo ao poder transformador dos livros. Ao lado dele, passeamos por algumas das principais obras da humanidade, que aqui têm sua força não só comentada, mas celebrada, enaltecida, vivida.

 

Amazon: Livro
Sinopse:

Em cartas redigidas entre 1945 e 1993, endereçadas a editores, amigos e escritores, são expostos o processo criativo de Charles Bukowski e sua relação com a escrita, além das ponderações do autor sobre as banalidades do cotidiano, a complexidade das relações humanas e a boemia ― regada a álcool e sexo na vida noturna de Los Angeles.

De um dos mais reverenciados autores da literatura americana, este é um compilado de cartas reunido e editado pelo biógrafo de Bukowski, Abel Debritto. Publicado mais de vinte anos após a morte do último maldito, Sobre a escrita é um passeio por sua mente brilhante e turbulenta.

 

Amazon: Livro
Sinopse:
Com o referencial da arte, mas temática interdisciplinar, a autora encara a criatividade como um potencial próprio de todos os humanos. Nos processos criativos em geral importam: percepção, formas, intuição e imaginação, assim como o crescimento e a maturidade das pessoas. Os pensamentos são ilustrados com obras de arte e análises de seu conteúdo expressivo.

 

Amazon: Livro
Sinopse:
Reconhecido por seus romances e contos, Juan José Saer também foi um importante e incisivo crítico e estudioso da literatura. Suas posições ácidas e suas análises penetrantes revelavam novas visadas sobre a literatura argentina, na qual havia se formado, mas também sobre as tendências da literatura mundial, com destaque para o confronto que o romancista argentino travou com relação às tendências experimentais do Nouveau Roman francês. Nos ensaios reunidos em O conceito de ficção podemos encontrar análises afiadas sobre alguns de seus conterrâneos – Borges, Bioy Casares, Cortázar, Antonio di Benedetto, Arlt – e sobre grandes figuras da literatura mundial, como Faulkner, Henry James, Freud, Joyce, Robbe-Grillet. Mas, acima de tudo, podemos apreciar os embates de um grande escritor com questões essenciais à literatura, à narrativa e ao fazer literário. Os ensaios aqui reunidos permitem ver o óbvio de uma forma singular: todo excelente escritor é, ele mesmo, um leitor preocupado com os muitos conceitos de ficção.

 

Compre na Amazon

 

Amazon: Livro
Sinopse:
De onde surge a personagem? Como ela é construída? E como se torna tão presente em nossas vidas, sendo feita “só” de papel pintado com tinta – ou caracteres em uma tela? Além disso, que outra matéria, que outra natureza reveste esses seres de ficção, esses edifícios de palavras que, por obra e graça da vida ficcional, espelham a vida e fingem tão completamente a ponto de conquistar a imortalidade?Com esse desafio em mente, a professora Beth Brait nos faz refletir sobre a concepção de personagem, sondando sua variação no decorrer de um percurso literário que engloba, ao mesmo tempo, a diversidade da produção e a tradição crítica que a enfrenta. Para enriquecer a obra, a autora pediu a importantes escritores brasileiros que contassem “De onde vêm esses seres” e juntou relatos de 26 autores feitos especialmente para o livro. Entre eles, Cristovão Tezza, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Lya Luft e Milton Hatoum.

 

Compre na Amazon

Amazon: Livro
Sinopse:
Ensaios de Antonio Candido, Anatol Rosenfeld, Décio de Almeida Prado e Paulo Emílio Salles Gomes. Esta obra tem sido importante na formação de sucessivas levas de estudantes de letras e artes, pela inesgotável atualidade de suas análises para o trabalho acadêmico e para a discussão crítica das modernas leituras estéticas, que tocam não apenas outros campos do saber, como a filosofia e a linguística, mas a realidade viva das diversas artes.

 

Compre na Amazon

 

Amazon: Livro
Sinopse:
Um livro de grande utilidade para os nossos estudiosos de literatura, pois, além de divulgar de modo claro e irrepreensível as ideias dos formalistas russos e do estruturalismo linguístico, dá ao leitor armas para descobrir as estruturas que existem subjacentes a toda narrativa e estabelecer um repertório de intrigas, de funções e de visões. Estes são alguns dos objetivos deste livro, que leva adiante as reflexões dos formalistas e as atualiza à luz da linguística contemporânea.

 

Compre na Amazon

 

Amazon: Livro
Sinopse:
Na obra literária de caráter épico ou narrativo, o tempo real e o tempo imaginário estão interligados, uma vez que a narrativa possui três planos: o da história, do ponto de vista do conteúdo, o do discurso, do ponto de vista da forma de expressão, e o da narração, do ponto de vista do ato de narrar. Confira e compreenda, nesta obra, essas diferenças de planos.

 

Compre na Amazon

 

 

  • Comprando através dos nossos links você ajuda a manter o Beco do Nunca.