Beco do Nunca


Resenhas


<i>O BlackBerry de Hamlet</i>, de William Powers

Não Ficção
O BlackBerry de Hamlet, de William Powers

William Powers fala sobre diversos pontos da história que mostram a evolução da tecnologia para a comunicação e como elas foram recebidas, como quando mostra que Sócrates era contra uma tecnologia que surgia naquele tempo: a escrita para anotar os pensamentos, os discursos…

Por Heidi Gisele Borges 06 de fevereiro, 2026

<p><i>Qualityland</i>, de Marc-Uwe Kling</p>

Ficção

Qualityland, de Marc-Uwe Kling

Qualityland é um livro repleto de humor e ironia. Fina ironia. Um livro de ficção científica que foi um achado! E o que é Qualityland? É um país perfeito. Criado para ser assim, extremamente tecnológico. As vidas das pessoas se misturam com a IA (inteligência artificial) espalhada por tudo. 

Por Heidi Gisele Borges 10 de maio, 2025

<i>A cultura importa</i>, Roger Scruton

Não Ficção
A cultura importa, Roger Scruton

O ócio. Somos inundados o tempo todo de estímulos, com vídeos, palavras, sons vazios. Não temos tempo para o ócio, precisamos de dopamina para não ter tempo para pensar, para criar.

Por Heidi Gisele Borges 22 de abril, 2025

<i>A praga escarlate</i>, de Jack London

Ficção
A praga escarlate, de Jack London

Nessa distopia que se passa em 2073, uma epidemia vermelha, através de germes, que devastou tudo e mostrou o que somos: seres inferiores. Lembro-me de uma parte interessante de “A Guerra dos Mundos” (1898), de H. G. Wells (1866-1946), na qual os alienígenas subestimaram nosso pequeno mundo verde.

Por Heidi Gisele Borges 23 de agosto, 2023

<i>O elefante</i>, de Peter Carnavas

Ficção
O elefante, de Peter Carnavas

O elefante (The elephant, Editora Principis , 2021, 176 páginas) começa com a pequena Olive contando sobre o elefante que acompanha seu pai. Os dois, sentados à mesa, olham para o nada através da janela da cozinha.

Por Heidi Gisele Borges 23 de março, 2023

<i>O castelo azul</i>, de Lucy Maud Montgomery

Ficção
O castelo azul, de Lucy Maud Montgomery

Depois de sofrer por 29 anos nas mãos de sua família, Valancy Stirling vai escondida a um médico que sua família não aprova e descobre que está muito doente e tem pouco tempo de vida, por isso não pode se estressar.

Por Heidi Gisele Borges 23 de março, 2023

<i>O Monge</i>, de Matthew Gregory Lewis

Ficção
O Monge, de Matthew Gregory Lewis

O monge (The Monk, Editora Pedrazul, 2021), de Matthew Gregory Lewis (1775-1818), é um livro ágil, em muitas partes temos várias surpresas, pequenas reviravoltas que transformam a história e a fazem caminhar, enquanto nos faz querer saber o que virá.

Por Heidi Gisele Borges 13 de março, 2023

<i>O homem duplicado</i>, José Saramago

Ficção
O homem duplicado, José Saramago

Certo dia, Tertuliano Máximo Afonso se vê perdido, sem rumo. Um amigo sugere descansar e assistir a um filme. Tertuliano Máximo Afonso o aluga e assiste. Se sente frustrado porque o colega, professor de Matemática, ter lhe indicado um filme tão fraco. Mas começa a assistir outra vez e ali está, em poucos segundos aparece o Duplo.

Por Heidi Gisele Borges 09 de janeiro, 2023

<i>Histórias de fadas</i>, de Oscar Wilde

Ficção
Histórias de fadas, de Oscar Wilde

Amo os contos de fadas de Oscar Wilde (1854-1900), são ricos, profundos e trazem tantos ensinamentos. Fiz esta releitura e o meu favorito continua sendo O Rouxinol e a Rosa, tão delicado e triste.

Por Heidi Gisele Borges 27 de janeiro, 2022

<i>O Carvalho Falante</i>, de George Sand

Ficção
O Carvalho Falante, de George Sand

Em O Carvalho falante (George Sand, Editora Autêntica, 2014), conhecemos Emmi, um menino de dez anos que cuida dos porcos, levando a vara para pastar na floresta. Acontece que o garoto detesta esse trabalho e é infeliz por ser pobre. Um dia, na floresta, ele bate com seu cajado no focinho de um porco.

Por Heidi Gisele Borges 25 de janeiro, 2022

<i>Um cântico de Natal e outras histórias</i>, Charles Dickens

Ficção
Um cântico de Natal e outras histórias, Charles Dickens

Gosto de histórias natalinas. Principalmente as que trazem uma mensagem sobre bondade, amizade e amor. Não precisam, necessariamente, ter um final feliz. Um exemplo de uma das histórias tristes mais bem escritas que já li é o conto “A pequena vendedora de fósforos”, de Hans Christian Andersen (1805-1875).

Por Heidi Gisele Borges 20 de janeiro, 2022

<i>A bailarina fantasma</i>, Socorro Acioli

Ficção
A bailarina fantasma, Socorro Acioli

A bailarina fantasma (Editora Seguinte, 192 páginas, 2015), de Socorro Acioli, já é um clássico da literatura infantojuvenil. E é um livro delicioso de ler. Há muitas informações e curiosidades sobre artes para as crianças e os adultos. A história é sobre a bailarina fantasma e como ela foi encontrada por Anabela no teatro.

Por Heidi Gisele Borges 13 de janeiro, 2022