Lista: As 10 melhores leituras de 2019
Fiz aqui uma lista com as melhores leituras de 2019. Foi complicado selecionar apenas dez livros. Mas esta é a minha lista!
Deixe nos comentários a sua lista também!
1. Crime e Castigo, Dostoiévski
O livro me prendeu de tal forma, que ao terminar já desejava reler.
Acompanhar o personagem, sabendo desde sempre o seu crime, é genial! A forma descrita nos transporta pela história, nos faz sentir suas dores e as tristezas.
2. Drácula, de Bram Stoker
Essa foi uma releitura. Confesso que não havia gostado tanto na primeira vez (em 2002). Mas nessa segunda leitura, escolhi uma edição comentada, com uma ótima tradução e me encantei com a história.
3. O diário de um homem supérfluo, Ivan Turguêniev
Em 2018 li meu primeiro Turguêniev e me encantei. É genial! Os russos sabem como nos colocar no lugar do outro, fazer sentir suas tristezas, suas alegrias (mais raro).
Leia a resenha de O diário de um homem supérfluo.
4. Infância, adolescência, juventude, de Tolstói
Esse livro tem bastante da própria história do autor. Li muito rápido esse livro de 400 páginas (Edição da L&PM), e me marcou, cada tristeza que a família passava.
5. A máquina parou, E. M. Forster
Esse livro eu encontrei por acaso (ou ele me encontrou), nunca tinha ouvido falar, não conheço ninguém que tenha lido, mas recomendo para todos que gostem de ótimas distopias.
Esse livro previu muita coisa, como os tablets, celulares, chamadas em vídeo e a forma como não saímos dos quartos para nada. E foi escrito em 1909!
6. O Planeta dos Macacos, Pierre Boulle
Fiz a revisão do livro Quando os macacos dominavam a Terra, de Eduardo Torelli (será lançado no próximo mês numa parceria entre as editoras Estronho e Vermelho Marinho), o que me despertou imensa curiosidade para conhecer a obra de Boulle. Que livro! A história é genial! Recomendo muito para quem gosta de distopias, histórias alternativas.
7. Pais e Filhos, Ivan Turguêniev
Mais um Turguêniev na lista. Quando comecei a ler esse livro, senti a tristeza nos olhos do pai ao esperar a chegada de seu (ingrato) filho, que traz um amigo, a quem sempre quer impressionar. Esse amigo se intitula “niilista”, cunho difundido através dessa obra.
8. Um estudo em vermelho, Arthur Conan Doyle
Nunca havia lido nada de Doyle e esse ano comecei a ler suas aventuras de Sherlock Holmes na sequência (você pode ler a lista completa aqui). E achei divertidíssimo! Quem conta as histórias é Watson, companheiro fiel de Holmes.
9. A dama do cachorrinho, Anton Tchekhov
Li a edição da L&PM, que traz um dos melhores contos que já li até hoje: “O enxoval”. Você pode ler a resenha completa aqui.
10. O Peculiar, de Stefan Bachmann
Foi um livro que me encantou, a forma como o autor consegue passar a história sem descrições exageradas, com detalhes que lá para frente se tornam importantes. Recomendo para todos, principalmente para novos autores que querem aprender a estrutura da escrita.
___
Comprando através dos nossos links você ajuda a manter o site Beco do Nunca.
Com o Amazon Prime você não paga mais frete nos produtos vendidos pela Amazon e tem o Prime Video, Prime Reading etc. Assine por 1 mês de graça e confira essas e outras vantagens no Amazon prime.
___
Contatos: