ResenhaRoald Dahl

O BGA – O Bom Gigante Amigo, de Roald Dahl

Mais um livro do mestre Roald Dahl (1916-1990). Ele sabe escrever e conversar com as crianças – de todas as idades, eu tenho 33! É fantástico ler histórias que nos fazem pensar, nos fazem sorrir e querer pegar mais obras do autor. Leio e releio, uma atrás da outra e nunca me canso. É mágico.

O BGA – O Bom Gigante Amigo (Editora 34, 288 páginas) é desses livros que nos encantam. Essa é a história do gigante bom, que sopra sonhos para as pessoas. Os gigantes não aparecem para as pessoas, mas um dia ele é visto pela pequena Sofia, que mora num orfanato. Então o BGA a leva para a Terra dos Gigantes, para escondê-la.

Na Terra dos Gigantes, Sofia descobre que o gigante na verdade nem é tão grande assim, ele sofre por ser o menor de todos. E ainda é desprezado pelos outros por ser vegetariano, quando todos adoram comer “serumano” – assim mesmo, eles têm um vocabulário ímpar -, o BGA prefere ficar com as horríveis “nabobrinhas”.

Dessa forma o BGA, que não gosta muito de ser contrariado, e Sofia, uma menina bastante curiosa e inteligente, passam por aventuras e medos. Logo os dois descobrem a amizade. E também de repente ficam sabendo de um plano terrível dos outros gigantes, então acabam por envolver até mesmo a Rainha da Inglaterra para dar um jeito de frustrar o intento dos maus.

Livro emprestado da Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

É um livro de leitura rápida. Flui como todas as obras do genial Roald Dahl. A escrita é simples, e esse é o ingrediente especial do autor, que sabe usar muito bem. Suas histórias geralmente são cheias de desafios, vitórias para quem age bem e consequência para os maus.

E essa é mais uma parceria com o ilustrador Quentin Blake, que sempre consegue completar as histórias de forma fantástica. Bem, eu adoro o seu traço.

Então mais um livro recomendado, que se tornou filme em 2016, dirigido por Steven Spielberg.

Leia também a resenha de Matilda.

Compre na Amazon O BGA – O Bom Gigante Amigo (capa comum) | Capa dura

One thought on “O BGA – O Bom Gigante Amigo, de Roald Dahl

  • Monica Costa

    Excelente post, obrigado. Eu adoro muito os livros por as histórias e sem dúvida 7 Minutos depois da meia noite é umo dos melhores filmes baseados em livros, já queria assistir e agora é um dos meus preferidos. Li o livro em que esta baseada faz alguns anos e foi uma das melhores leituras até hoje, e sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *